É OK, NÃO É OK! Por Dra. Bianca

É OK, fazer a ‘PONTE’ mobilizando a coluna!
NÃO é OK fazer a ‘PONTE’ sem mobilizar a coluna!

 

Observando a prática de atividades físicas como musculação, Pilates, treinamentos funcionais, exercícios de reabilitação; vemos que o movimento conhecido por ‘’ponte’’ é constante. Para realizar este movimento é necessário mobilizar a coluna, que consiste em isolar o movimento de cada vértebra, distribuindo a sobrecarga do exercício para todas as vértebras.

A maioria das pessoas fazem a elevação do quadril sem a mobilização do quadril e das vértebras gerando uma força desnecessária para a região lombar, resultando em tensões musculares.

Como realizar o exercício corretamente?

Fique deitada de barriga para cima, joelhos dobrados e os pés apoiados sobre o solo seguindo o alinhamento do quadril, deixe a cabeça e a coluna em posição neutra, mantendo os ombros abertos e tenha a intenção de aproximar os dedos da mão no calcanhar. Puxe o ar pelo nariz e quando soltar o ar pela boca deslize o quadril para baixo e eleve vértebra por vértebra até o mesmo ficar alinhado entre os joelhos e ombros. Puxe o ar novamente pelo nariz, solte pela boca retornado a posição inicial.

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Existe várias formas de tornar o movimento de elevar o quadril e a coluna com um nível de dificuldade maior, estendendo uma das pernas ou apoiando os pés sobre a bola, por exemplo.

Feito isso o movimento de ponte esta Ok!

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Dra. Bianca
24 de maio de 2016
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