Habilitação – Dicas Úteis

Olá, Leitores

Hoje o assunto é sobre tirar a carteira de habilitação, pois nos dias de hoje, com um preço salgado, pode ser a dor de cabeça para muitas pessoas que tentam entrar na direção de veículos. Mas nem tudo pode ser tão assustador assim, já que se paga pelas reprovas quando acontece. Por isso, vale levar em consideração alguns pontos que podem ajudar a não ter reprovas e um desempenho bom no processo de tirar a carteira de motorista.

Primeiro ponto a pesquisar é uma autoescola de qualidade com boas referências, pois nem sempre escolher a que tenha o melhor preço é uma boa opção, em muitos casos o barato pode sair caro e o aluno (a) acaba pagando muito mais que o planejado. Taxas e reprovas programadas podem estar entre as despesas não esperadas dessa autoescola, que prometia no anuncio ser econômica. Fiquem de olho e pesquisem!

Após a parte de inscrição e matrícula, você começara as aulas teóricas da habilitação, é ai que o aluno (a) precisa desligar do mundo e de fato prestar o máximo de atenção nas aulas e no que o professor explica e dá exemplos. Tirar duvidas é o mais importante de tudo, pois muitos alunos saem com duvidas bobas para realizar a prova e acabam reprovando por nada. Decorar placas e ficar ligados com perguntas que confundem é o macete principal para ter êxito no exame. Estude o livro de ponta a ponta porque nele que tudo está respondido.

Após passar no exame teórico é hora de começar as aulas práticas, o primeiro contato com o veículo. Tudo novidade na vida da pessoa, o processo é bem minucioso até o aluno se familiarizar com o carro. Um instrutor que te passe segurança e confiança já algo que te fará começar com o pé direito as aulas. Aos poucos tudo vai clareando e o aluno (a) começa a entender como guiar e seus processos de aprendizado do carro.

Atualmente são obrigatórias 20 aulas práticas de carro e mais 20 de moto, sendo que 4 aulas de cada categoria deverão ser feitas no período da noite, mas caso você ache que as aulas não foram suficientes é possível comprar mais aulas e só depois de ter certeza de que aprendeu e se sentir confiante é que você deverá marcar o exame final.


Manter a calma e estar atendo (principalmente as setas e parar/olhar) é os pontos fundamentais para o examinador avaliar o aluno (a). Sem pressa e desespero. Você pode errar 3x que ainda está dentro de uma aprovação.
Tome um bom café e vá tranquilo para o exame… concentração e boa sorte!

Boa semana a todos!

Ulisses Nunes
18 de julho de 2017
 •  Utilidade Pública  • 
Entre em contato