Inspira, expira

Quantas vezes você respirou hoje?

Temos que reconhecer, repetimos inúmeras vezes e não damos a devida importância para o primeiro ato de nossas vidas: A RESPIRAÇÃO.

O músculo diafragma é o responsável para que esse mecanismo seja realizado. Ao inspirarmos o diafragma se contrai, o ar rico em oxigênio (O2) entra, é aquecido e umidificado, passa por todas as estruturas respiratórias até chegar nos alvéolos onde ocorre a troca entre os gases. O diafragma relaxa, o ar rico em dióxido de carbono (CO2) percorre o caminho inverso, á isso chamamos de expiração.

received_1282770411750532

Um adulto realiza em média 12 a 20 ciclos respiratórios por minuto mas, o estresse diário modifica essa capacidade, trazendo tensões sobre grupos musculares.

O tipo de respiração mais indicado é o diafragmático, pois ele promove um aumento da quantidade de oxigênio circulantes em nosso sangue, auxiliando em todo o processo de relaxamento. Para realizar esse tipo de respiração imagine que seus pulmões são como esponjas, ao puxar o ar ele cresce e se enche no seu limite, ao soltar o ar, ele diminui e os esprememos até sair todo o ar.

Essa eficiente respiração nos deixa equilibrados com as funções orgânicas do nosso corpo, além de prevenir doenças, combater a insônia e o estresse. Repita ao longo do seu dia e sempre que quiser se livrar das tensões musculares.

Não existe contra indicação para uma boa respiração. Respire! E mantenha seu corpo vivo e saudável.

received_1282773555083551

Dra. Bianca Cugliari
20 de abril de 2016
 •  Saúde e Bem Estar  •   
Entre em contato