Novembro Azul e Câncer da Próstata

Bom dia gente!!!

Essa semana começaremos falando sobre a saúde dos homens. Doutor Márcio Guimarães Santos irá nos explicar sobre a campanha do Novembro Azul e sobre a prevenção do Câncer de Próstata nos homens.

Aproveitem a leitura, boa semana.

Afinal… Daqui só se leva o amor!!!

___________________________________________________________

Hoje vamos tratar de um tema muito importante de saúde pública, cujo principal aliado é a informação e a conscientização da população.

O que é o “Novembro Azul”?

novembro-semana01-h9j-01blog_2

Após o “Outubro Rosa”, que busca alertar as mulheres sobre a importância de exames para prevenção do câncer de mama, segue a campanha “Novembro Azul“. Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha visa alertar aos homens da importância dos exames para detectar qualquer tipo de problema relacionado ao câncer de próstata.

  • Qual a importância do Câncer  de Próstata?

Os números nos dão a resposta. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele). As estimativas do INCA para 2014/2015 são de cerca de 68000 novos casos de câncer de próstata no país. Também é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Cerca de 1 homem em 36 morrerá de câncer de próstata.

  • Qual é a idade em que os homens mais precisam se preocupar com o câncer de próstata?

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos.

  • A partir de qual idade o homem deve procurar o urologista para a avaliação da próstata?

Recomenda-se que a prevenção seja realizada a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de cãncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos.

  • Quais os sintomas do câncer de próstata?

O câncer de próstata em estágio inicial não causa sintomas, já em estágio avançado pode causar alguns (micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue no líquido seminal, dor ou ardência durante a micção, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés, perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal). Se a doença se disseminou, podem ocorrer sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

Mas as doenças benignas da próstata, como a hiperplasia da próstata, podem ter sintomas semelhantes, portanto, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e tratada de imediato.

  • Quais os principais exames para detectar o câncer da próstata?

Os principais exames são de sangue (PSA) e o exame físico (de toque), realizado pelo médico, rápido, tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula, esse exame gera muita polêmica e, talvez por isso, a conscientização sobre a gravidade da doença seja tão necessária, sendo preciso acabar com o preconceito que ainda existe em muitos homens.

17050661

  • O que é mais importante no câncer de próstata?

Como na maioria das patologias oncológicas, o mais importante é o diagnóstico precoce, tornando o tratamento mais fácil e aumentando as chances de cura, ou seja, salvando vidas, portanto, sendo muito importante a informação e quebrar barreiras e preconceitos a respeito do exame do toque.

Ao menor sintoma procure um médico e mantenha a sua prevenção em dia.

vimarc

Ne Thomé
Entre em contato