Quando é a hora de parar na sua carreira profissional?

Olá, leitores!

Cada um toma suas decisões de ingressar na carreira profissional onde bem quiser, mas, nem todos tem condições de seguir algo que sonha. Muita gente acaba entrando em áreas que não tem nada a ver com sua expectativa ou plano de carreira profissional e acaba sendo levado pela correnteza da necessidade e não desejo. Dentro da lei, a hora de parar é a hora em que se aposenta.

Mas a questão não é essa, é da aposentadoria de funções que tem um tempo base para se exercer. Um exemplo clássico: Jogador de Futebol.

Tais profissões conseguimos seguir em alto nível até certa idade ou certo grau de desgaste.

Hoje vejo que a importância de se preparar para deixar uma profissão é tão fundamental quanto para entrar nela.

No mundo corporativo, profissionais que atingiram o êxito cedo ou executivos que já não se identificam mais com a rotina optam, em determinadas vezes, pelo caminho da aposentadoria. Mas qual a hora certa de parar?

Creio que não existe uma hora certa para parar, já que cada pessoa tem a sua própria escolha. Existem, claro, limites como a saúde ou a idade. Seus desgastes com a área também pode ser um fator muito considerável para tal decisão. Pois em tudo na vida quando ficamos saturados, corremos o risco eminente de parar ou mudar.

Mas há sinais evidentes de quando pode ser hora de dar tchau. Sinais como falhas primitivas, esquecimento de tarefas básicas, desentendimento com subordinados e lideranças, desanimo ao ir trabalhar, a falta de motivação para querer crescer mais na função… são esses alguns dos sintomas que podem indicar o momento de parar e planejar algo novo.

 

Carreiras administrativas e financeiras costumam ser mais extensas e os profissionais chegam a um estágio em que se perguntam se conseguem outras oportunidades ou crescer mais do que já cresceram. Já carreiras curtas, como a de modelo e jogador de futebol, exigem competências físicas e as pessoas dependem muito da juventude e estado corpo/mente.

Mediante a todas essas possibilidades para parar, fica aquela pergunta que divide opiniões…

Parar no auge ou ir até onde der pra ir mesmo que o nível caia?

 

Boa semana a todos!

Ulisses Nunes
4 de julho de 2017
 •  Comportamento  Variedades  • 
Entre em contato