Um Pulo na China

Olá, leitores!

Hoje eu separei algumas obras e projetos mais impactantes da China!

Um país que mostra sua grandeza nos grandes empreendimentos que constrói.

Grande potencia mundial e país mais populoso do mundo, a China vem quebrando recordes no quesito mega construções.

Cada ano uma obra que desafia a arquitetura e beneficia em algo para o planeta.

Seu papel para com o mundo vem ganhado força não é de hoje pois o terceiro país maior do mundo em território está no auge da sua potencia.

Abaixo algumas incríveis obras que a China fez e que o mundo duvida rss

*Ponte mais alta do mundo

A Beipanjiang Bridge tem 565 metros de altura e 1,3 quilômetros de extensão. Inaugurada em dezembro de 2016, ela é oito vezes maior que a Golden Gate, em São Francisco, nos Estados Unidos.

*Segunda ponte mais alta do mundo

Não bastasse a primeira, A impressionante passagem do rio Qingshui tem 406 m de altura. Ela foi construída em um terreno rochoso para melhorar o acesso entre a capital de Guiyang e os distritos próximos. Graças ao projeto, a distância entre a cidade principal e a província de Weng’n, por exemplo, diminuiu de 160 km para 37 km.

* Maior escada rolante turística do mundo

Cercada pela vista arrasadora do cânion de Enshi, na província de Hubei, região central da China, a maior escada rolante turística do mundo tem  688 metros de extensão e leva aproximadamente 18 minutos para dar uma volta completa.

*Maior Ciclovia suspensa do mundo

A maior ciclovia suspensa do mundo fica em Xiamen, no sudeste da China. Ela tem 7 km de extensão e fica a 5 metros do solo. A estrutura tem capacidade para receber 2 mil bicicletas por hora, com velocidade máxima de 25 km/h. Isso sem contar os pedestres que tem uma área reservada para circulação.

*Maior ponte de vidro do mundo

Localizada no Grand Canyon de Zhangjiajie, na China, a estrutura transparente tem 430 metros de extensão, 6 metros de largura e fica a 300 metros do solo. A impressionante ponte chegou a  fechar duas semanas após sua primeira inauguração, tudo para garantir que ela resista ao fluxo de 10 mil pessoas por dia.

*Ponte de vidro no terceiro maior arranha-céu da China

Como se não fosse o bastante ser o terceiro maior arranha-céu da China, a torre Jinmao, em Shanghai, tem 420 m de altura e abriga em seu 88º andar uma ponte de vidro com 60 metros de comprimento e 1,2 metros de largura. A passarela ao ar livre oferece, além da adrenalina, uma vista inacreditável da cidade

*Passarela flutuante com duas vezes a extensão de Manhattan

A passarela que flutua sob o rio Hongshui tem 50 km de comprimento e fica em Luodian County, na província de Guizhou, no sudoeste do país. A construção é duas vezes mais longa do que a ilha de Manhattan, em Nova York, e está apoiada em cerca de 200 mil objetos flutuantes.

*Átrio retorcido mais alto do mundo

O arranha-céu Leeza SOHO, projetado pelo renomado escritório Zaha Hadid Architets, deve alcançar 207 metros de altura e abrigar 46 andares. O projeto fica pronto em 2018, mas em setembro deste ano já  terá alcançado sua altura total e, portanto, já deve ostentar o  átrio retorcido mais alto do mundo.

*Cidade gigante e fantasma

Planejada nos anos 2000 para ser a “Dubai chinesa”, a cidade de Ordos foi construída do zero e chamou a atenção de toda a imprensa pela velocidade que os edifícios foram construídos. Os altos investimentos para a implementação da cidade, porém, a tornou inacessível e, consequentemente, uma enorme cidade fantasma em meio ao país mais populoso do mundo.

*Maior roda gigante do mundo sem aros centrais

Com 145 metros de altura (dez a mais do que a London Eye), a roda gigante chinesa impressiona não só pelo tamanho, mas também pela ausência dos aros centrais, uma das características principais para a sustentação. Além da inovação estrutural, o novo ponto turístico disponibiliza wi-fi e televisão dentro de cada gôndola.

*Ponte vermelha em forma de laço infinito

Fazer sempre o mesmo caminho de um ponto para o outro pode ser um pouco entediante – a menos que você vá para Changsha, na China. A cidade acaba de receber uma nova ponte, a Lucky Knot,  desenhada justamente para que os passantes possam escolher diferentes rotas – e conseqüentemente diferentes vistas – ao atravessar o rio Dragon King.

*Estação de energia solar em formato de Panda

Prometida desde maio de 2016, uma estação solar em formato de panda, do tamanho de cerca de 150 campos de futebol, acaba de ser concluída na China. Estrategicamente colocados em um terreno na cidade de Datong, os painéis solares foram instalados pela Panda Green Energy, grupo que faz parte do China Merchants New Energy, um dos maiores operadores de energia limpa do país.

*Primeira cidade 100% sustentável do mundo

O projeto feito do zero incluí 40 mil árvores e quase um milhão de plantas

Projetada pelo arquiteto italiano Stefano Boeri, a primeira “cidade floresta” da China, e do mundo, está em construção. A nova metrópole verde deve ficar em Liuzhou e acomodar cerca de 30 mil pessoas, com casas, hotéis, escritórios, hospitais, escolas e tudo aquilo que uma cidade tradicional precisa. O ousado plano é inspirado, entre outros projetos, na “floresta vertical” construída por Stefano em Milão.

*Maior usina de energia solar flutuante do mundo

Usina próxima de Huainan é capaz de produzir 40 megawatts.

Depois de anos desativada, uma porção de terra antes utilizada como mineradora de carvão nas proximidades de Huainan, na China, agora funciona com um propósito muito mais sustentável: tornou-se a maior fazenda solar flutuante do mundo.

Não sei onde esse país vai parar em termos de evolução e trabalho!

Fato é que se o Brasil tivesse 1% desse desenvolvimento, já poderíamos começar a ver uma luz no fim do túnel.
China, um país para ter como exemplo de desenvolvimento e potencia.

Boa semana a todos!

Ulisses Nunes
1 de agosto de 2017
 •  Variedades  • 
Entre em contato