Utilidade Pública – Fique Esperto ao Sair de Bancos!

Olá, leitores!

Hoje a matéria é uma utilidade pública.

No dia a dia estamos sujeitos a passar por várias coisas boas e várias coisas ruins. Uma das coisas boas é ir ao banco retirar uma bolada ou resolver um problema para aliviar a sua vida… no mesmo lugar (banco) podemos passar por coisas ruins como um assalto, roubo etc…

Mediante ao assunto banco, venho listar alguns cuidados que se deve ter ao sair de uma agência bancária, pois está ficando comum acontecer o famoso golpe da “saidinha do banco” além de outras coisas ruins que podem acontecer conosco ao sair de um banco.

Esse golpe é aplicado especialmente em quem saca valores altos nas agências e abaixo algumas recomendações que listei como fonte a polícia:

Dinheiro

Sempre que estiver sacando dinheiro, observe se alguém que estava na fila saiu imediatamente para seguir você. Se isso acontecer, não saia do banco e chame a polícia ligando para a delegacia mais próxima ou para o 190, a emergência da Polícia Militar.

Suspeita

Caso você perceba, já fora da agência bancária, que há alguém te seguindo, volte de imediato para dentro do banco ou entre no estabelecimento comercial mais próximo e ligue para a polícia, dando todas as características da pessoa suspeita (roupa, tipo físico, altura etc).

Saque

Na hora de sacar quantias altas, dê preferência à outras maneiras de retirar o dinheiro do banco, como cheques administrativos. Caso seja preciso levar a quantia em espécie, procure fazê-lo na mesa do gerente do banco de sua confiança e em um local que não seja visível a estranhos. Tente retirar o valor aos poucos, assim não correrá o risco de perder tudo se for assaltado.

Atenção

Jamais conte o dinheiro na porta das agências bancárias e evite fazer os mesmos trajetos ao sair. Muitas vezes, as pessoas deixam o banco distraídas, pegam o dinheiro e vão direto para casa ou carro. Em vez disso, deveriam entrar em alguma loja perto como forma de despistar e também de observar se estão sendo seguidas.

Valores altos

Funcionários de empresas responsáveis por apanhar valores para pagamento de salários também devem evitar fazer sempre o mesmo percurso ao sair do banco. Para servidores, aposentados e pensionistas, a recomendação é não retirar integralmente seus recursos nos dias de pagamento, quando os bancos são mais visados.

Sem volume

Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de espertalhões. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

Vá de carro

Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar em um ônibus. A preferência é usar um carro ou pegar um táxi. Além de, é claro, ficar atento às motos que circulam pelo local. Muitos desses assaltos são praticados por bandidos em motocicletas.

Não reaja

Caso seja abordado pelo suspeito, não tente reagir e procure imediatamente um policial mais próximo da área. Ligue para o 190.

Também aproveito para conscientizar a evitar de fazer saques no período noturno (principalmente no fim das operações dos caixas).

Todo cuidado é pouco e a atenção tem que ser redobrada. Se puder sempre estar com alguém para acompanha-lo (a) em situações de saques altos, melhor ainda!
Nunca é demais evitar ou estar preparado para situações adversas.

Uma boa semana a todos!

Ulisses Nunes
17 de outubro de 2017
 •  Utilidade Pública  • 
Entre em contato